Novo sistema de Emissão de Nota Fiscal Avulsa (NFSA-e)
A Prefeitura de Manaus está modernizando o sistema da Nota Fiscal de Serviço Avulsa Eletrônica (NFSA-e). Com essa mudança, você poderá acessar todas as suas notas fiscais, novas e antigas, por meio de um login e senha, gerados após um cadastro prévio.
Para efetuar ao cadastro, basta acessar o link: https://nfse-prd.manaus.am.gov.br/nfse/servlet/hloginportalcadastro .
Após o cadastro e validação pela equipe do sistema, o contribuinte poderá acessar o sistema pelo link: https://nfsa-re.manaus.am.gov.br, além de acessar o manual do sistema para dirimir suas dúvidas.
As dúvidas poderão ser sanadas por meio do contato de WhatsApp oficial da Prefeitura de Manaus: https://wa.me/559236721600 , no item 8 – Sistemas Fiscais.
O sistema atual permanecerá até o dia 16 de março de 2025 e, após essa data, será descontinuado, de modo que a emissão de NFSA-e será somente pela nova plataforma.
Principais dúvidas:
1) Como saber se já possuo cadastro para emissão de NFSA-e?
Acesse o site do sistema: https://nfsa-re.manaus.am.gov.br e Clique em “Caso não possua cadastro. Clique aqui”. O sistema irá redirecionar para tela de cadastro do sistema Nota Manaus, pois as bases de cadastro são as mesmas. Nesse momento o contribuinte deve selecionar Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, conforme o caso. Ao informar o CPF ou CNPJ, se o sistema informar “Erro: Usuário já está liberado para acessar o sistema!”, o contribuinte já possui cadastro. Basta voltar ao sistema original, preenchendo login (CPF ou CNPJ) e senha. Verifique o manual do contribuinte na página de acesso do sistema.
2) Como recuperar senha?
Acesse o site do sistema: https://nfsa-re.manaus.am.gov.br e Clique em “Usuário Bloqueado/Esqueci minha senha”. O sistema irá redirecionar para tela do sistema que solicitará CPF/CNPJ. Ao informar e clicar em entrar, o sistema irá encaminhar para o e-mail o recuperador de senha. Verifique o manual do contribuinte na página de acesso do sistema.
3) Problema com erro: “Contribuinte não habilitado”
Essa situação ocorre quando o contribuinte já efetuou cadastro em algum momento no sistema Nota Manaus como Pessoa Física não Emitente. Solicite atendimento. O atendente solicitará “foto do contribuinte segurando documento válido”.
Após esse envio, o atendente solicitará dados atualizados de telefone, e-mail e endereço do contribuinte. Por fim, será alterado o status de Pessoa Física não Emitente para Pessoa Física Emitente de modo que o contribuinte estará apto a emitir a NFSA-e no sistema.
4) Como efetuar meu cadastro no NFSA-e?
Acesse o site do sistema: https://nfsa-re.manaus.am.gov.br e clique em “Caso não possua cadastro. Clique aqui”. O sistema irá redirecionar para tela de cadastro do sistema Nota Manaus, pois as bases de cadastro são as mesmas.
Nesse momento o contribuinte deve selecionar Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, conforme o caso. Após isso, deve informar o CPF ou CNPJ, conforme o caso, informar o código da imagem e clicar em cadastrar. Escolha a opção de Pessoa Física Emitente e preencha o cadastro até o final, conforme manual do contribuinte, na página de acesso do sistema.
Após concluir o preenchimento, o sistema irá gerar uma página de confirmação com os dados cadastrados. Nesse momento, os técnicos responsáveis irão analisar o cadastro e deferir, caso os dados estiverem regulares. Essa análise, em regra, será realizada no mesmo dia em que o contribuinte fizer a solicitação.
O tempo pode variar de acordo com a demanda e horário em que o contribuinte solicitar. Agora, basta acessar o sistema por meio do link: https://nfsa-re.manaus.am.gov.br com o login (CPF ou CNPJ) e a senha criada durante o cadastro.
Gerência de Monitoramento de Sistemas Fiscais
Subsecretaria de Receita